Há duas classificações principais: clássica ou tradicional e progressiva ou moderna. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um desses modelos.

Valores tradicionais: o que eles incluem

  • Modo de vida patriarcal. Não são raros os casamentos em que o marido é o principal provedor e tem a última palavra. A palavra e a opinião do pai não são questionadas, ele é respeitado e obedecido. O outro lado desse modelo é a responsabilidade exclusiva por sua família e amigos. O chefe da família assume a responsabilidade de resolver todos os problemas e situações difíceis. A mulher aqui é principalmente esposa e mãe. Ela se realiza dando à luz e criando os filhos, criando um ambiente acolhedor e de confiança e cuidando de todas as tarefas domésticas;
  • Ter muitos filhos ou, pelo menos, ter dois filhos. O nascimento de cada filho em tais uniões é uma continuação da família, felicidade e alegria;
  • Cultivo e educação de valores, cuja lista incompleta inclui amor, gentileza uns com os outros e respeito por todos os membros da família;
  • A tradição do casamento, quando os pais dos jovens escolhem a noiva ou o noivo, e os filhos devem pedir a bênção dos mais velhos.

Valores de uma comunidade moderna

Os valores familiares ainda se baseiam no amor, na confiança e na ajuda mútua. No entanto, os tempos mudam, cada era traz consigo algo novo e progressivo. Nossa sociedade se tornou mais livre e aberta. Esses fatores influenciam a visão de mundo de nossos cidadãos.

As mulheres agora não desempenham apenas o papel de mãe e dona de casa. Ela se realiza com sucesso na profissão, constrói uma carreira e ganha dinheiro em pé de igualdade com os homens. E as tarefas domésticas geralmente são compartilhadas igualmente, por acordo mútuo.
As pessoas práticas começaram a fazer acordos pré-nupciais ou simplesmente a viver juntas sem formalizar seu relacionamento.

Elas começaram a se casar mais tarde – o ritmo de vida mudou. Os jovens querem fazer tudo a seu tempo – obter uma educação superior, trabalhar, ganhar experiência e se firmar. Somente depois de terem realizado tudo o que planejaram é que começam a pensar seriamente na formação de uma nova célula da sociedade.

Todos esses fenômenos estão presentes em nossa sociedade atual, e isso é normal. O principal aqui é não exagerar em nossas aspirações, conhecer a medida e lembrar os testamentos de nossos antepassados. Tudo deve estar em seu devido tempo – amor, casamentos, filhos e netos.

O principal valor da família é o amor. Ele se manifesta na ternura para com os entes queridos, no desejo de cuidar deles, protegê-los e estar sempre por perto. As uniões baseadas no amor são felizes e prósperas. Elas são uma fortaleza, um porto seguro para onde você sempre pode voltar, receber apoio e conforto.