Os valores familiares são o que une uma família, dando-lhe um senso de unidade e significado na vida. São crenças, princípios e regras comuns que orientam o comportamento dos membros da família e determinam sua atitude em relação ao mundo.

Aqui estão algumas dicas práticas sobre como criar valores familiares:

  • Explique por que isso é importante. Antes de mais nada, a criança deve entender por que determinados valores são importantes e qual é o papel que desempenham na família;
  • Seja um modelo a ser seguido. As crianças aprendem observando o comportamento dos adultos. Portanto, é importante que você mesmo adote os valores que deseja incutir em seus filhos;
  • Crie tradições familiares. As tradições são uma ótima maneira de transmitir os valores familiares para a próxima geração. Podem ser jantares juntos, ler histórias para dormir, ir ao parque, etc;
  • Incentive seus filhos a seguir os valores da família. Elogie seus filhos quando eles fizerem algo que esteja de acordo com os valores da família. Isso os ajudará a entender que esses valores são importantes.

Preservação dos valores familiares no mundo moderno

Tão importante quanto criar novas tradições é preservar os valores familiares existentes. A chamada transmissão de experiência de geração em geração na forma de certas regras, diretrizes e normas de comportamento é muito importante. Dessa forma, essa conexão invisível entre gerações é preservada, o que se torna um apoio espiritual para a criança.

Além disso, no processo de introdução de novas tradições, mais cedo ou mais tarde as crianças se interessam em saber quais são as outras tradições da família. Afinal de contas, elas entendem que, assim como você as está ensinando agora, elas já foram ensinadas uma vez. Essa interação entre pais e filhos apenas confirma o valor das tradições familiares e incentiva as crianças a aprendê-las.

Os valores familiares ajudam a criar um clima familiar positivo, unem gerações e incutem qualidades morais importantes nas crianças. Portanto, deve-se dar atenção especial a eles, estimulando um senso de orgulho da família da criança desde cedo.